Ter um orçamento de marketing é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, mas saber onde investir e aproveitar ao máximo o potencial de cada canal é ainda mais importante. Como é a divisão da sua verba entre marketing digital vs marketing tradicional hoje?  Se você ainda não tem muita certeza do que compensa mais, fique tranquilo, a maioria das pessoas ainda tem essa dúvida!

Para muitas empresas, não é fácil chegar ao planejamento de marketing ideal, mesmo que essa seja a parte mais importante da estratégia. Antes de começar a dividir o orçamento, é importante entender com clareza quais os aspecto do marketing digital versus o marketing tradicional, assim, você poderá identificar qual marketing é apropriado e como deve ser aplicado para alcançar os objetivos.

A razão mais importante para você entender as características de cada tipo de marketing é garantir que estará sempre à frente da concorrência. Ao olhar e entender como aproveitar as mais recentes técnicas de marketing digital para aumentar seu alcance, você poderá melhorar o retorno sobre o investimento e se destacar no mercado.

MARKETING DIGITAL VS MARKETING TRADICIONAL: O QUE É TRADICIONAL?

Como o próprio nome diz, o marketing tradicional é aquele que conhecemos há algum tempo. É um modo convencional de marketing que ajuda a alcançar um público semi-segmentado com vários métodos de publicidade e promoção offline.

O marketing tradicional inclui os seguintes modelos de anúncio: impressão, revistas, jornais; transmissão, TV, rádio; mala direta, catálogos, cartões postais; telefone, telemarketing, marketing sms,; exterior, outdoors, folhetos. O marketing tradicional evoluiu nas últimas décadas, mas os aspectos fundamentais permanecem os mesmos, com estratégias de vendas que defendem os quatro P’s s de marketing: produto, preço, local e promoção.

Produto: o marketing eficaz começa com uma boa compreensão do seu próprio produto. Ele pode ser um serviço intangível ou um tipo de bem que atenda à demanda de um mercado-alvo.

Preço: o custo total do produto depende de quão bem você o conhece. O preço é sempre o fator determinante quando se trata de oferta, demanda ou margem de lucro.

Promoção: como você divulga seu produto e o comercializa para seu público-alvo é a promoção. Todos os meios que ajudam a promover a visibilidade do produto pode ser classificado como promoção – seja no outdoor ou no Facebook.

Local: o marketing tradicional depende muito de colocar seu produto na frente do público-alvo no momento e local certos. Além disso, o posicionamento desempenha um papel crucial, pois quando um produto é apresentado da maneira correta, as chances de converter clientes aumenta muito.

Observando superficialmente, o marketing digital pode parecer diferente do marketing tradicional, pois mantém o foco no quarto P: promoção. Porém, o que faz o marketing digital ser tão eficaz é o fato de que ele não ignora nenhum dos quatro P’s do marketing. Em vez disso, usa cada um deles de uma maneira única e, às vezes, melhor do que o marketing tradicional.

QUAIS AS DESVANTAGENS DO MARKETING TRADICIONAL?

Apesar do marketing tradicional ainda funcionar bem, ele já não é mais a única maneira de mostrar seu produto para o público-alvo. Hoje, a tecnologia cresceu e está permitindo que as empresas se conectem às pessoas como nunca antes, por isso, os canais tradicionais acabam tendo uma desvantagem nesse aspecto.

  • Inconveniências do marketing tradicional:

Pouca interação
Quando você faz um anúncio na televisão, não tem como saber o que o público achou ou o que ele gostaria de responder para você, certo? O marketing tradicional é uma via de mão única em que uma empresa é capaz de transmitir ou fornecer informações ao seu público-alvo sobre seu produto ou serviço, mas não tem garantias da resposta. Toda a construção da marca é feita com base na esperança de atrair a atenção das pessoas certas e talvez convertê-las em clientes.

Sem controle sobre o tempo
O marketing tradicional depende de métodos promocionais que não podem ser atualizados depois que forem realizados. Seja um anúncio de texto estático impresso no jornal local ou um comercial de televisão, você precisará colocar um novo anúncio para substituir o antigo em caso de alteração. Apesar de parecer um detalhe, isso pode pesar a longo prazo. Imagine que você acabou de anunciar em uma revista, mas um mês depois lançou um produto novo. Será preciso cancelar o anúncio existente e produzir outra peça para acrescentar a informação mais recente. Essas pequenas mudanças podem prejudicar bastante o seu orçamento de marketing.

Custos mais altos
Os custos dos anúncios tradicionais podem ser muito altos quando comparados a atenção que ele atrai. Quando você coloca sua marca em um jornal local, não tem como avaliar o ROI (Retorno sobre o investimento), porque não existe a certeza de que o seu público parou para ler jornal naquele dia. Além disso, quando você cria anúncios para folhetos, está fazendo uma exposição única. Consegue imaginar quanto sairá cada publicação em um ano?

Opções de personalização limitadas
A segmentação é cada vez mais importante para que as informações certas cheguem para as pessoas certas. Infelizmente, o marketing tradicional oferece pouca ajuda quando se trata de personalizar sua campanha e segmentar clientes específicos. Você pode até usar técnicas tradicionais de marketing para comercializar em determinados segmentos, mas não poderá procurar clientes segmentados. Em contrapartida, os anúncios no ambiente digital oferecem a opção de selecionar o perfil dos seus clientes e mostrar ofertas personalizadas para eles.

Não pode ser facilmente atualizado
Imagine que seus anúncios impressos saíram com o valor de produto errado. Como você pode corrigir isso se as impressões já estiverem esgotadas? Não tem mais volta! Por outro lado, a edição de campanhas de marketing digital está a apenas alguns cliques de distância. A praticidade ajuda bastante nas estratégias de marketing!

Poucas possibilidades para divulgar os detalhes dos preços
Superficialmente falando, o marketing tradicional sempre atraiu pessoas com base em preços com desconto ou vendas especiais. No entanto, quando se trata de oferecer opções de preços mais exclusivas e personalizadas, você pode encontrar barreiras. Ao analisar as opções oferecidas a você no marketing de impressão, é bem provável que não encontre o espaço necessário para exibir todas as suas opções de preço.

Dificuldade para analisar e monitorar os resultados da campanha
Seja qual for o local da estratégia de marketing digital, é essencial saber o quão eficaz ela está sendo, para garantir que você não esteja investindo na direção errada. Infelizmente, os resultados obtidos com o marketing tradicional não podem ser medidos com facilidade e eficiência. Já uma campanha de marketing digital permite que você identifique rapidamente onde estão os problemas e se ela está caminhando bem ou não.

MARKETING DIGITAL VS MARKETING TRADICIONAL: O QUE É DIGITAL?

Marketing digital ou marketing online é o trabalho realizado através da Internet ou de um dispositivo eletrônico, como um telefone celular. Qualquer empresa pode aproveitar esse tipo de estratégia para alcançar seu público-alvo, construir um relacionamento com os clientes e trazer novos interessados no produto ou serviço. Como a internet é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, o marketing digital se tornou crucial para os negócios nos dias de hoje. Basta reparar no quanto está popular!

Entre os principais motivos que tornam o ambiente digital tão vantajoso é que ele prioriza o marketing de entrada. Em vez de você sair para encontrar pessoas, elas o encontram. Seja veiculando um anúncio no Google ou criando conteúdo relacionado ao produto oferecido para o seu blog, tudo se resume a atrair seu público-alvo e disseminar a conscientização. As pessoas já estão na internet, tudo o que você faz é cruzar o caminho delas!

A internet oferece uma maneira de criar uma autoridade em seu nicho e aumentar sua presença online. Se ainda restam dúvidas sobre as vantagens quando comparamos o Marketing digital versus marketing tradicional, confira o que dizem as estatísticas!

  • Atualmente, 60% dos profissionais de marketing de vários setores já mudaram seus esforços para o marketing digital no EUA.
  • Mais de 80% dos compradores pesquisam online antes de investir em um produto ou serviço.
  • Quase 60% dos adultos norte-americanos usam o Facebook regularmente.
  • 94% dos profissionais de marketing B2B estão usando ativamente o LinkedIn para marketing.
  • Os dispositivos móveis serão responsáveis ​​por mais de 70% dos gastos com anúncios digitais até 2019.
  • 90% das empresas B2C relatam a mídia social como a tática de marketing de conteúdo mais eficaz.

Seja qual for o segmento da sua empresa, você deve considerar o investimento no Marketing Digital por apenas uma razão: seu concorrente provavelmente está considerando. Se insistir em anunciar somente nos meios tradicionais, você acabará ficando para trás.

MARKETING DIGITAL VS MARKETING TRADICIONAL: ONDE INVESTIR?

Definir um orçamento de marketing é uma coisa, mas garantir um bom retorno do investimento é outra coisa. Para ter bons resultados, é preciso encontrar canais e métodos de marketing que oferecem maior probabilidade de resultados positivos. Apesar do debate entre marketing digital e marketing tradicional estar longe de terminar, diante do avanço da tecnologia, não há como negar o fato de que o marketing digital pode ser mais interessante para gerar leads e vendas qualificados. O risco é menor quando comparado ao marketing tradicional!

Veja aqui um bom exemplo das vantagens do digital: embora os anúncios impressos possam ajudar na construção da marca, o marketing online permite que uma empresa construa uma base sólida para uma promoção eficaz. E isso pode ser feito com um orçamento muito menor. O recomendado é que você faça uma divisão da verba, considerando quais são os objetivos da sua empresa. Saber o que você precisa atingir facilitará na escolha dos canais de comunicação.

4 BENEFÍCIOS DOS ANÚNCIOS DIGITAIS

Maior nível de envolvimento do cliente
O marketing tradicional não permite interação direta com os clientes, enquanto o marketing digital oferece um nível mais alto de engajamento e interação. Seja através de comentários nas redes sociais ou mensagens de e-mail, seu público-alvo pode ficar bem perto da marca. A proximidade permite que relacionamentos melhores e duradouros sejam criados com os clientes, por meio de vídeos, pesquisas ou seminários online.

Facilidade de medir resultados
As ferramentas digitais te dão acesso a uma tonelada de informações sobre seus clientes e prospects de acordo com o seu KPI. Desde quantas pessoas estão visitando ou saindo do seu site até qual porcentagem delas está sendo convertida. Imagine o nível de ajustes e testes que você pode fazer com o marketing digital? A assertividade das campanhas será muito maior!

Maior alcance de público-alvo
Você pode criar uma campanha altamente personalizada e ampliar seu alcance para diferentes cidades ou países. É hora de abandonar a abordagem geral adotada pelo marketing tradicional e explorar as possibilidades do digital, que permite alterar sua campanha com base em quão longe você deseja ir.

Mais barato e mais eficaz
Não é surpresa que o marketing digital traga um retorno sobre o investimento (ROI) melhor, porque é mais barato que a publicidade tradicional em diferentes aspectos. Você prefere investir em um anúncio em que cobra baseado no desempenho ou em um anúncio de jornal que é visto por um público limitado? O marketing digital permite que você gaste menos e gere mais leads.

Se você já tentou o marketing tradicional antes e não viu os resultados de crescimento rápido desejados, experimente o marketing digital. Há pouco risco e grande recompensa – essa combinação é a chave para o aumento das vendas. Uma boa maneira de começar é fazendo um planejamento de marketing misto, até que você veja na prática como o digital é mais rentável.